Esporte e Inclusão Social - Atividades Físicas Para Idosos II. Produção e Disseminação do Conhecimento, e Formação de Recursos Humanos

Por Ivone Cogo (Autor), Regina Celi Lema Santos (Autor), Plínio Decaro (Autor), Marieni Bello Corrêa (Autor), Alessandra Brod (Autor), Ivanete Rosa da Silva de Oliveira (Autor).

Parte de Atlas do Esporte no Brasil . páginas 622 - 631

Resumo

Neste capítulo, as informações estão divididas em três categorias: produção do conhecimento; disseminação do conhecimento e formação de recursos humanos. Produção do conhecimento é a categoria que inclui os resultados obtidos através da pesquisa e da teorização, consignados em relatórios apresentados sob forma de teses, dissertações, monografias, memórias e trabalhos de conclusão de cursos – TCC (licenciatura, bacharelado e graduação). Em comunicação pessoal para este trabalho, Cristina Oliveira, Rafael Botelho e Alfredo Faria Junior definem disseminação do conhecimento como o procedimento que permite propagar informações, fatos, conclusões, idéias e trabalhos provenientes da capacidade e inteligência humanas, nos mais diversos suportes de informação. Na perspectiva deste trabalho, optamos por incluir livros, separatas, opúsculos, folhetos, desdobráveis, anais, periódicos e CD-ROM. A disseminação do conhecimento faz-se, também, em eventos, específicos ou não. Quanto à formação de recursos humanos, ela abrange desde a mera inclusão de unidades didáticas em cursos de formação inicial e/ou continuada de profissionais, cursos de capacitação até palestras sobre atividades físicas para idosos.

Arquivo