Resumo

Este trabalho tem por objetivos: 1) analisar o esporte e o lazer a partir de um referencial sociocultural; 2) identificar e analisar os significados dos projetos de esporte e de lazer do IFNMG – Campus Januária para alunos participantes e não participantes de tais projetos. Nos últimos anos, os escolares têm sido incentivados a participar de competições promovidas por diversos órgãos dos governos municipais, estaduais e federais. Porém, para as competições, o número de alunos participantes é limitado, sendo necessária uma seleção dos participantes para os eventos esportivos. Em meio a esse processo, existem os projetos de esporte e lazer nos Institutos Federais que oferecem uma diversidade de práticas corporais, após as atividades escolares, que são entendidas pela comunidade escolar como mais uma opção de atividades no contexto do lazer. Não podemos negar que o esporte na escola é um dos elementos da cultura preferidos por alguns alunos e tido como um dos principais conteúdos nas aulas de Educação Física. Por outro lado, no contexto do lazer, o esporte é também presente no cotidiano da maioria das atividades dos alunos, sendo parte dos interesses físico-esportivos do lazer. Será que tais projetos esportivos e de lazer que exigem a regularidade do aluno e eficiência deles em relação aos treinamentos e às competições podem ser considerados como parte das atividades do contexto do lazer? Como procedimento metodológico foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, com aproximações a pesquisa de tipo etnográfica, fundamentada em autores da Antropologia e da Educação Física, caracterizando este estudo como qualitativo. A pesquisa de campo foi realizada com quarenta alunos da terceira série dos cursos de Agropecuária e Informática, divididos em dois grupos, sendo um composto por dez meninas e dez meninos participantes e o outro por dez meninas e dez meninos não participantes dos projetos de esporte e lazer do IFNMG – Campus Januária. As técnicas utilizadas na pesquisa foram entrevista semiestruturada, questionário e observação participante. Os principais resultados desse trabalho foram: com relação ao esporte, os participantes dos projetos do campus revelaram que o principal interesse está em fazer parte das equipes de treinamento, já que as competições estão associadas à possibilidade de viagens fora da cidade. Os não participantes, em sua maioria, afirmam praticar outras formas de esporte fora da instituição, além de outras atividades no contexto do lazer. Esse último grupo de alunos também valorizaram os projetos de esporte e lazer da instituição. Quanto às meninas não participantes, a não participação nos projetos revelou estar relacionada a construção cultural de seus papeis sociais. Os significados que os alunos dos dois grupos, participantes e não participantes, atribuem aos projetos de esporte e lazer do Campus Januária está associado a oportunidades de competir, de viajar e de ampliar o seu círculo de sociabilidade. As respostas dos entrevistados levam-nos a compreender que as atividades desenvolvidas nos projetos da instituição investigada são consideradas como parte do contexto do lazer.

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