Resumo

O ensino do esporte está cercado por uma série de fenômenos que interferem na sua intervenção. A mídia é um dos fenômenos significativos nas relações atuais da sociedade. As interações que as pessoas estabelecem com e a partir dos conteúdos mídiáticos são elementos cada vez mais presentes nos contextos das pessoas. O esporte na sua forma espetacularizada é um fenômeno presente e constante dos meios. Baseando-se nesses preceitos o estudo apresenta discussões teóricas sobre conceitos referentes ao fenômeno esportivo e ao fenômeno midiático no bojo do desenvolvimento da sociedade: configurações, mimesis, interação, recepção mídiática. Assim, assume-se a importância que a pedagogia do esporte deve observar em relação as experiências e vivências esportivas que os alunos possuem pelo contato em seu cotidiano com os conteúdos esportivos da mídia. Para tanto foi feita uma pesquisa com atividades com duas turmas de 8º série do ensino fundamental público estadual, para identificar alguns mecanismos e significados atribuídos ao esporte e aos conteúdos esportivos na mídia. As informações observadas foram discutidas e baseada em reflexões com conceitos apontados pela literatura. Foi possível observar que: (1) os alunos apresentam grande envolvimento com a narração de uma reportagem televisiva que os levam para dentro do conteúdo, estabelecendo uma forma de vivência do fato, (2) como as interações e contextos sociais contribuem para as diferentes formas de apreensão dos conteúdos e (3) uma criticidade em relação aos temas, uma tomada de posição e distanciamento que reforçam-nos como sujeitos ativos no processo de recepção. Desta forma conclui-se com a reflexão de que essas 'bagagens' esportivas que os alunos possuem devem fazer parte de forma mais incisiva no ensino do esporte. 

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