Resumo

Tradicionalmente o esporte foi ensinado nas aulas de Educação Física de forma tecnocrática, baseada no desenvolvimento das habilidades técnicas de forma isolada. Contrariamente a essa abordagem, o Teaching Games For Understanding (TGFU), pretendia que a atenção fosse dedicada à compreensão tática do jogo. Além disso, a literatura em pedagogia do esporte, indica potencial importante desse modelo de ensino no aprendizado esportivo dos alunos, bem como na sua motivação para prática esportiva e nas aulas de Educação Física. Ao se analisar a produção científica que trata do ensino do esporte na Educação Física escolar brasileira, observa-se baixa produção nesse campo além da necessidade de estudos propositivos que possam auxiliar os professores no desenvolvimento do seu trabalho cotidiano. Dessa forma o objetivo desse trabalho foi avaliar a aprendizagem tática e técnica, a motivação e o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos, após a aplicação em uma unidade de ensino do handebol. A amostra foi composta por 68 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 13 anos, divididos em três grupos sendo: Grupo TGFU - ensino do handebol por meio do TGFU (24 alunos), Grupo Tradicional – Ensino do handebol por meio do modelo técnico-tradicional (23 alunos) e Grupo Não Invasão – Grupo controle que teve o ensino de outro esporte de não invasão (21 alunos). Os resultados mostraram que o grupo TGFU apresentou maior aprendizagem técnica e tática, maior score relacionado à motivação intrínseca, quando comparado aos demais grupos. No que se refere às habilidades cognitivas, observou-se que houve alteração nas mesmas tanto no grupo de alunos sujeito ao modelo TGFU, quanto ao modelo técnico-tradicional. Conclui-se que o ensino do esporte por meio do modelo TGFU, na Educação Física escolar, possibilita o melhor aprendizado tático-técnico, bem como incremento na motivação e habilidades cognitivas dos alunos.

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