Editora SEED-MEC. Brasil 1989. 223 páginas.

Sobre

APRESENTAÇÃO

Os Jogos Escolares Brasileiros de 1989, além de mais uma edição nacional desta competição, constituiram-se num grande marco de mudança de sentido, isto é, tornaram-se uma manifestação inequívoca de ação educativa, em vez de apresentarem-se mais uma vez como reprodução do chamado Esporte de Rendimento.

Desse modo, o desenvolvimento desses JEBs foram emoldurados por uma série de ações para que pudessem consolidar-se no sentido proposto. A I Conferência Brasileira do Esporte na Escola, com a convocação da intelectualidade da Educação Física brasileira, e uma avaliação condizente, realizada por especialistas, foram dois acontecimentos que serviram e servirão de apoio para a discussão da ruptura efetuada.

Assim, depois de desenvolvidos os Jogos na referência de princípios pré-estabelecidos, achou-se necessário, como mais uma etapa essencial do processo de discussão do Esporte-educação, passar-se a limpo toda esta extraordinária experiência vivida em 1989. É com este objetivo que apresentamos a publicação "ESPORTE NA ESCOLA — Os XVIII Jogos Escolares Brasileiros como Marco Reflexivo", a qual consta de partes específicas sobre todos os pontos julgados importantes para o debate.

Finalmente, é com imensa satisfação intelectual que passamos à sociedade brasileira esta publicação, que reflete um grande momento do esporte educacional no país.

MANOEL JOSÉ GOMES TUBINO

Presidente do Conselho Nacional de Desportos

Secretário de Educação Física e Desportos do Ministério da Educação

Acessar Arquivo