Resumo

O presente estudo é resultado de reflexões, questionamentos e desafios que tenho enfrentado ao longo de minha prática profissional como professor de Geografia atuando no ensino básico. Desafios de aprender para ensinar e ensinar para aprender a lidar com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em relação ao domínio de alguns conceitos da Geografia, especialmente aqueles relacionados à Cartografia Escolar. A partir dessas e de outras questões, propusemos este estudo com o intuito de discutir e apresentar uma proposta didática fundamentada na prática do esporte Orientação, no sentido de contribuir para a didática da Geografia e para a tarefa de vivenciar as noções espaciais com seus alunos e, ao mesmo tempo, mediar a compreensão e interpretação da linguagem cartográfica de forma mais eficiente e significativa. Entendemos, pois, que essa linguagem não pode ser considerada per se, mas no contexto da construção dos conhecimentos geográficos necessários à participação autônoma dos indivíduos no meio em que vivem. Essa articulação, da modalidade esportiva com os conhecimentos da Cartografia, converge para o uso de mapa e bússola, em que o praticante desse esporte, ao deslocar-se no espaço, num percurso pré-estabelecido, requer domínio da linguagem cartográfica para operar com esses instrumentos próprios da cartografia. Os dados para análises foram obtidos a partir de observações diretas, gravações de áudios e vídeos, e registros em diários reflexivos produzidos pelos professores durante a realização de uma experiência concreta na construção de um mapa durante uma atividade de esporte Orientação. As situações de aprendizagens experimentadas num curso de formação continuada com professores de Geografia

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