Resumo
Delimitamos este trabalho nas relações dos campos esportivo e industriário no Município de Arapongas, Paraná, e analisamos a oferta e demanda de esporte para as indústrias deste município. Focamos a pesquisa em quatro instituições que oferecem ações esportivas para os industriários, descrevendo suas ofertas, sendo elas: a Prefeitura Municipal de Arapongas; o SESI – Serviço Social da Indústria; o Sindicado dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Arapongas; e a Foot Salão, representando as empresas particulares. Ao mesmo tempo foram selecionadas seis indústrias de portes pequeno, médio e grande para amostragem desta população. Levantamos neste processo as políticas internas de recursos humanos, voltadas para o esporte. Como ferramenta metodológica para coleta de dados, utilizamos a pesquisa de campo qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com perguntas pontuais, divididas em quatro grupos: 1) Perfil do entrevistado; 2) Percepção do esporte; 3) Oferta esportiva; 4) Demanda esportiva. Para o tratamento dos dados utilizamos como referencial teórico a Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, com enfoque na Teoria dos Campos. Mediante a análise concluímos que esta pesquisa ratifica a hipótese em que, independentemente dos motivos ou da dinâmica deste sub-campo esportivo industriário de Arapongas, a oferta das entidades fornecedoras de ações esportivas vão ao encontro da demanda dos gestores das indústrias, apesar de haver certa força contrária, o capital é insuficiente para alterar essas ofertas e a estrutura do campo.