Resumo

Desde sua criação, o Sesc está presente na vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, atendendo nas suas ações tanto os trabalhadores vinculados à entidade quanto a comunidade em geral, atuando na perspectiva da democratização do acesso à cultura e ao lazer. O tempo/espaço do lazer para o Sesc é visto tanto para o descanso e divertimento quanto para a realização pessoal. Dessa maneira, acredita-se que possa ser um tempo oportuno à participação em atividades que estimulem a aquisição de conhecimentos, desencadeadoras de bem-estar, de exercício de cidadania,provocadoras de educação coletiva, promotoras do desenvolvimento pessoal e, consequentemente, de melhoria da vida social. Para alcançar suas finalidades no campo do lazer, a instituição atua em diversas áreas, entre as quais o Desenvolvimento Físico-esportivo, que compreende ações de caráter educativo que estimulam a ampliação das experiências relacionadas aos esportes e às práticas corporais de forma autônoma, disseminando valores como integração, respeito à diversidade e inclusão social. Nesse sentido, este trabalho objetiva relatar a experiência do Projeto Sesc Verão,uma das iniciativas da área de Desenvolvimento Físico-esportivo que, todos os anos, nos meses de janeiro e fevereiro, desenvolve atividades que visam sensibilizar a população para a importância de incluir na sua vida cotidiana as práticas físico-esportivas, sobretudo aquelas realizadas no âmbito do lazer. Estruturado a partir da reflexão sobre um determinado tema, o projeto envolve as demais áreas de atuação do Sesc, que promovem uma diversificada programação, traduzindo valores e conteúdos que poderão sensibilizar ou modificar o cotidiano das pessoas em relação ao equilíbrio entre o tempo do trabalho e os tempos/espaços conquistados para as vivências do lazer. Em 2013, o Sesc Verão propôs uma reflexão sobre o indivíduo e a sua relação com os espaços possíveis para a prática esportiva e usufruto do lazer, que resultou no slogan “Esporte para Todos, em Todos os Lugares”. Assim, refletimos que o indivíduo se apropria de um espaço e o torna um local de prática a partir do momento em que este espaço se torna um “lugar”, ou seja, quando o indivíduo atribui sentido e significado ao espaço, e este então se torna parte do indivíduo, e vice-versa. Como um indivíduo olha para o espaço e entende-o como um espaço para a prática foi a principal indagação que motivou os técnicos da instituição na criação da programação, a qual contou com exposições fotográficas, apre sentações esportivas, vivências e clínicas, oficinas, espetáculos de música, circo e teatro, passeios, cursos e fóruns de discussão sobre lazer e apropriação de espaços públicos, resultando num atendimento de cerca de dois milhões de pessoas no período. Assim, o Sesc propõe, como essência do seu trabalho na área físico-esportiva, o Esporte para Todos e sua prática em todos os lugares, ou seja, um Esporte possível para todas as pessoas, democrático tanto no acesso quanto às formas de participação/fruição.
 

Arquivo