Esporte: Um Olhar a Partir da Percepção dos Professores de Educação Física em Colégios da Polícia Militar Baianos
Por Cristiano de Santanna Bahia (Autor), Mário Campos Neto (Autor), élcio Herlon Rocha Lima (Autor), Ricardo Franklin de Freitas Mussi (Autor).
Resumo
Este estudo objetivou identificar as concepções dos professores de Educação Física em dois Colégios da Polícia Militar baianos acerca do esporte e de suas possibilidades educacionais. Como investigação de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, utilizou-se de questionário semiestruturado, aplicado a 12 professores de educação física de escolas militares. Os resultados evidenciaram que o esporte é o principal conteúdo pedagógico da Educação Física dos Colégios da Polícia Militar de Ilhéus e Itabuna, como prática tecnicista ou direcionado à formação humana e crítica dos estudantes. A concepção dos professores destas escolas é híbrida, composta pela abordagem tecnicista, atrelada a questões físicas, técnicas e táticas para formação do estudante-atleta, e pela abordagem crítica, ligada à formação humana e integral do indivíduo por meio do esporte.