Esportes adaptados e deficiência intelectual

Parte de Atividades físicas e esportes adaptados . páginas 33 - 43

Resumo

Para que se desenvolva um trabalho eficiente com os deficientes intelectuais, necessita-se entender as suas características e limitações. Para isso, nesta seção abordaremos esses aspectos, conhecendo quais são essas limitações, a fim de poder propor uma atividade coerente com a realidade dos deficientes intelectuais. Vamos lá? Retomando nossa situação hipotética, veremos que Manoel e Pedro estão entusiasmados com os trabalhos que estão sendo feitos com os alunos com deficiência intelectual. Ao visitarem um novo colégio, se depararam com um enorme espaço para realização de atividades práticas. No entanto, a situação não lhes parecia tão confortável, pois puderam notar sinais precários de falta de manutenção. Ao conversarem com a coordenação, Manuel e Pedro conseguiram a informação de que a escola tinha 110 alunos, sendo que 40 estavam no ensino fundamental distribuídos em 3 salas. Observaram que existia uma sala para alunos especiais (com deficiência intelectual) também no ensino fundamental. Os coordenadores relataram que as atividades práticas também eram realizadas por sala, ou seja, durante a educação física os alunos que possuíam deficiência intelectual não eram socializados com os demais estudantes daquele colégio. Realizaram, então, uma reunião com os diretores do colégio, pois se preocupavam com a continuidade dos projetos. Foi pautada a necessidade da inserção de outros meios e esportes que fossem acessíveis para seus alunos com deficiência intelectual, pois devido a problemas financeiros, o colégio relatou ter cortado a verba destinada ao esporte. O colégio, por possuir uma integração dos alunos com deficiência intelectual com os demais, sempre pensou em novas abordagens e medidas para que esta inclusão ocorresse da melhor forma, mas encontrou dificuldades para tornar essa prática realidade.