Esportes ao longo da vida, educação e desenvolvimento humano: uma revisão integrativa
Por Gislaine Cristina Vagetti (Autor), Valdomiro de Oliveira (Autor), Adair José Pereira da Rocha (Autor), Geisan Munique Giovanetti-Gomes (Autor), Fabio Ricardo Hilgenberg Gomes (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 305, 2023.
Resumo
O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre o esporte ao longo da vida e a educação no desenvolvimento humano de atletas. Utilizou-se a busca sistematizada nas seguintes bases: Scielo, Science Direct, EBESCO, Pubmed/Medline, Lilacs, BVS, Eric, Psycinfo, Redalyc, Web of Science, Scopus, Portal de periódicos da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDtd). Os descritores foram: Educação, Desenvolvimento Humano, Esportes ao longo da vida segundo o DECS/MESH e o Eric. Foram incluídos estudos nos idiomas na língua portuguesa, inglesa e espanhola entre janeiro de 2000 a junho de 2022, junto dos operadores booleanos AND e OR. A Busca resultou 1353 pesquisas, e seguindo os critérios de inclusão e exclusão, 32 estudos compuseram esta revisão. Dos estudos emergiram temas como a carreira esportiva, dupla carreira e analises da trajetória esportiva e suas transições, e que podem ser explicadas pela Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e seu paradigma da Pessoa, Processo, Contexto e do Tempo. Conclui-se que o esporte e a educação são carreiras concorrentes para os atletas, mais ainda o esporte pode colaborar para o rendimento escolar e propiciar um desenvolvimento humano positivo nas diferentes transições da carreira esportiva, e que a família é o principal suporte na aposentadoria do atleta.