Esportes de aventura na escola
Por Valdo Vieira (Autor), Ana Paula Costa Mendes (Autor).
Resumo
Os esportes de aventura são manifestações da cultura corporal que se destacam nos dias atuais, reunindo cada vez mais participantes e comportando constantemente o surgimento de novas práticas. Esse fenômeno social possui um vasto campo de atuação e atualmente pouco se desenvolveu em relação à sua inclusão no contexto escolar. A partir de uma abordagem qualitativa o presente estudo aborda a inserção dos esportes de aventura no cenário escolar e suas possíveis adaptações para as aulas de Educação Física, analisando como as características dessas manifestações esportivas podem integrar a proposta de democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica, incorporando as dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos. Verifica-se que os esportes de aventura podem proporcionar a discussão de aspectos como a influência dos meios de comunicação e da indústria do lazer, relacionando-os com a imposição de padrões de beleza e saúde e o apelo ao consumo, incentivando a análise crítica dos valores sociais. Dentro dos temas transversais propostos pelos PCN’s, a temática meio ambiente pode se fazer presente, tendo em vista que muitas práticas são realizadas em meio natural, trazendo a possibilidade de discussão das questões ambientais emergentes para as aulas. A pluralidade cultural também pode ser abordada ao se investigar a origem e a história das diversas manifestações de esportes de aventura. Discussões sobre saúde podem ser realizadas através da análise de questões como o sedentarismo e o estresse na vida moderna relacionando-se com a busca por lazer e emoções presentes nos esportes de aventura. Este estudo traz também algumas sugestões de adaptações de modalidades de aventura para aplicação, considerando o uso de materiais de fácil acesso e baixo custo e propondo métodos simples para a execução das atividades. Conclui-se que os esportes de aventura podem integrar as diretrizes propostas pelos PCN’s relativas à educação física escolar.