Esportes de aventura: o papel do professor de educação física
Por Fernando Azeredo Varoto (Autor), Cinthia Lopes da Silva (Autor).
Resumo
Introdução: Este trabalho tem como objetivo analisar o papel do professor de Educação Física que atua no âmbito dos esportes de aventura. Tais esportes ocorrem nos momentos de lazer de seus praticantes e tem sido difundidos como forma de lazer mercadoria, comercializado por empresas que há algum tempo oferecem esse tipo de serviço. Historicamente, os profissionais atuantes nos esportes de aventura, muitos com formação em Educação Físca, tem tido um papel profissional restrito ao conhecimento técnico, a noções de segurança e primeiros socorros. Esse tipo de conhecimento tem mostrado insuficiente para que os sujeitos praticantes usufruam dos esportes de aventura de modo a se divertirem e se desenvolverem tanto do ponto de vista pessoal como social. Orientados por uma ação profissional restritamente técnica, os praticantes se tornam mais suscetíveis às influências da cultura de consumo e a visão de esportes de aventura como mercadoria a ser consumida. Como procedimentos metodológicos, foi realizada pesquisa bibliográfica a partir das palavras-chave: esportes de aventura, atuação profissional e lazer. Como resultados preliminares nota-se que é fundamental o professor de Educação Física atuante no âmbito dos esportes de aventura ter acesso nos cursos de formação profissional a conhecimentos acerca do debate sobre o lazer, das práticas e técnicas de esportes de aventura e de uma visão de sociedade e de mundo que lhe possibilite intervir efetivamente, contribuindo para a ocorrência de mudanças na cultura.