Esportes de aventura: uma proposta inovadora de prática pedagógica na educação física escolar
Por Cláudia Andréia Fuentes Mello (Autor), Anderson Almeida Fernandes (Autor).
Resumo
Sem dúvida nenhuma a Educação Física escolar é de fundamental importância para o desenvolvimento psicomotor, corporal e social do indivíduo. Contudo, o que se observa em muitas entidades pedagógicas, é uma desvalorização da mesma, fomentada muitas vezes pelos próprios educadores físicos. Para que haja uma valorização da Educação Física é preciso, primeiramente, que o professor tenha consciência de sua real importância na escola e na vida dos alunos. É verdade indiscutível que a mesma precisa ser repensada e reestruturada, porém, enquanto as possibilidades “arcaicas” de mudanças na educação, dependentes de projetos políticos realizados em diferentes instâncias dentro da sociedade brasileira, não acontecem, as possibilidades imediatas estão nas mãos dos professores e diretamente relacionadas às suas opções pedagógicas, as quais devem abordar conteúdos, métodos e avaliações para uma Educação Física que atenda as exigências do Séc. XXI. Assim, este artigo tem por objetivo, abordar uma reflexão das experiências vividas na “prática escolar”, relatando, dentre outros aspectos, algumas perspectivas da escola, mais especificamente da Educação Física escolar, seus possíveis reflexos na sociedade e a inserção dos esportes de aventura nas aulas de Educação Física, como um meio de diversificar os conteúdos programáticos da disciplina, atraindo assim, maior participação e interesse dos alunos.