Editora CRV. Brasil 2016. 274 páginas.

Sobre

O livro Esportes Olímpicos de Combate: Ensino na Educação Física Escolar atende uma demanda advinda da lacuna encontrada na maioria dos Cursos de Formação de professores de Educação Física, poucas horas para a disciplina de Lutas e conteúdos relacionados com a formação do ministrante. A nova proposta metodológica contempla um leque de conteúdos pedagógicos, os quais abrangem os cinco esportes olímpicos de combate: Boxe, Esgrima, Judô, Luta Olímpica e Taekwondo.

A escolha dessas modalidades e sua adaptação ao processo metodológico advindo da nova metodologia criada pelo Dr. Sérgio dos Santos, os Jogos de Oposição (JO) se deve ao fato de que a metodologia aplicando os JO a esses esportes foram validados em escolas públicas do Brasil e da Espanha, onde os autores atuam como docentes universitários e também já atuaram como atletas e técnicos dos referidos esportes.
A proposta é bastante progressista, pois verifica os passos metodológicos e didáticos para que o ensino seja efetivo, ainda facilita Unidades Didáticas (UD) que podem ser verificadas através de e-learning, com a construção de uma página web, onde os leitores poderão interagir com os autores, discutindo métodos, tirando dúvidas e recebendo informações para seu desempenho profissional.
Os autores são professores altamente qualificados, havendo passado pelo ensino em diversas escolas em todos os níveis de ensino (fundamental, médio e superior) são doutores, pesquisadores de suas modalidades e com resultados de suas pesquisas, que geraram uma quantidade de artigos, ensaios e livros, os quais vem contribuindo na formação de novos professores há muito tempo, além da vivência desportiva em suas modalidades de muitos anos. Boa leitura.

Acessar