Resumo

Introdução: Os esportes de raquetes ainda são pouco disseminados e praticados na nossa sociedade por diversos fatores como: pouco espaço para a prática, baixa divulgação e popularidade, por serem considerados uma prática elitista, devido aos altos custos para a aquisição dos materiais e para o aluguel de espaços para jogar esses esportes. Sendo assim, ao iniciar um projeto de iniciação esportiva queríamos compreender o que os alunos entendiam sobre os esportes de raquetes. Objetivo: Apresentar a compreensão e a prática dos alunos sobre os esportes de raquetes. Metodologia: O estudo pautou-se por uma pesquisa quantitativa de cunho descritivo. Foi utilizado como instrumento de coleta um questionário com quatro perguntas fechadas para avaliar o conhecimento e a prática dos alunos sobre os esportes de raquetes. Participaram dessa pesquisa 14 alunos de um projeto de iniciação esportiva, sendo: 10 meninos e 4 meninas, com a média de 13 anos de idade. Resultados: Foi possível verificar por meio da avaliação diagnóstica que os alunos conheciam: o tênis de campo e de mesa (11) e o badminton (2). Dos 14 alunos: 10 já haviam vivenciado o tênis de campo, somente 2 vivenciaram o tênis de mesa e 2 não responderam à pesquisa. Os alunos conheceram esses esportes por meio: de jogos de vídeo game e na escola (9); pela internet (1); em clubes (2) e 2 não responderam. Em relação aos fundamentos desses esportes: 9 já tiveram contato com os mesmos e 5 alunos não conhecem os fundamentos. Conclusões: Percebemos que algumas modalidades dos esportes de raquetes têm se aproximado do contexto juvenil através dos jogos virtuais, da escola e de projetos de extensão desenvolvidos na faculdade IFSULDEMINAS-Muzambinho. A maioria desses esportes de raquetes ainda são desconhecidos para muitos alunos, o que confirma a necessidade de mais estudos e intervenções nesse campo de conhecimento. 

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