Resumo

Este estudo tem como principal objetivo desenvolver uma proposta metodológica para o ensino de um esporte praticado na natureza denominado Canyoning voltado a pessoas com deficiência visual, adotando como base os princípios pedagógicos de uma Educação Física moderna de acordo com os preceitos de Parlebás (1987). Por intermédio do conhecimento da divisão que o autor faz do espaço físico em 'meio selvagem' e 'meio doméstico', elaboramos um programa de atividades que contemplasse a compreensão das diferenças existentes entre eles, através da oportunidade de se estabelecer contato com um universo até então desconhecido para um grupo de pessoas cegas e com baixa visão. Analisamos os esportes na natureza sob vários aspectos, classificando as possíveis causas de sua forte ascensão na última década, suas terminologias e a viabilidade para grupos com necessidades especiais. Descrevemos em detalhes a evolução e os conceitos do canionismo no mundo e no Brasil, suas técnicas e materiais necessários à sua prática. Elaboramos uma proposta de ensino com base no desmembramento da modalidade escolhida através das exigências e de suas necessidades físicas, considerando sempre o desenvolvimento integral dos indivíduos oferecendo aos mesmos, situações novas e assegurando os direitos de se correr os riscos imaginários dos esportes na natureza e reais que a vida nos impõe a cada dia. 

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