Estabelecimento de Metas na Aprendizagem Motora: Uma Proposta de Avaliação do Comprometimento
Por Leandro Ribeiro Palhares (Autor), Alessandro Teodoro Bruz (Autor), João Vitor Alves P. Fialho (Autor), Alessandra Aguilar C. Ugrinowitsch (Autor), Rodolfo Novellino Lacom Benda (Autor), Herbert Ugrinowitsch (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 15, n 3, 2007. Da página 31 a 38
Resumo
O presente trabalho propôs testar um instrumento de avaliação do comprometimento com metas. Participaram do estudo 12 sujeitos, sem experiência em treinamento sistematizado do basquetebol, realizando o arremesso para três pontos. O estudo foi dividido em três etapas: pré-teste, com 10 tentativas sem meta estabelecida pelos experimentadores; fase de aquisição em 10 séries de 10 tentativas com meta estipulada pelos experimentadores (baseada no desempenho do pré-teste); pós-teste, com 10 tentativas e sem meta estabelecida pelos experimentadores. Para avaliar o comprometimento dos sujeitos com a meta aplicou-se um questionário constituído de duas questões sobre a utilização da meta na fase de aquisição e no pós-teste, com suas respectivas justificativas. A média do escore dos arremessos, analisada pelo teste de Wilcoxon, apontou melhora no desempenho do pré-teste para o pós-teste [Z(n= 12)= 2,01, p< 0,01]. Na análise do questionário, o teste de Mann-Whitney indicou, na fase de aquisição, comprometimento com a meta estabelecida pelos experimentadores [Z(n= 12)= 2,77, p< 0,001] e, durante o pós-teste, o teste de Friedman apontou comprometimento às metas estipuladas pelos sujeitos [X2 (N=11, df= 3)= 21, p< 0,001]. O presente estudo apresenta um instrumento de avaliação do comprometimento com metas, sendo necessários novos estudos para aprimorá-lo