Estabelecimento de Metas Impostas Pelo Experimentador e Autoestabelecidas: Efeitos na Aprendizagem do Arremesso de Dardo de Salão

Por: Nádia Fernanda Schmitt Marinho.

Revista da Educação Física - UEM - v.20 - n.4 - 2009

Send to Kindle


.Resumo

O efeito do estabelecimento de metas impostas e auto-estabelecidas na aquisição de uma habilidade motora discreta foi analisado em 45 sujeitos inexperientes (24,4 +3,2 anos) no arremesso de dardo de salão. O delineamento teve um pré-teste, fase de aquisição e pós-teste, nos quais foi manipulada a dificuldade da meta com três grupos de metas impostas: controle, com 10% de dificuldade e 30% de dificuldade, mas a análise do escore não identificou efeito da variável manipulada. Ao final do experimento foi aplicado um questionário sobre o auto-estabelecimento de metas. A identificação do uso de metas auto-estabelecidas levou à nova classificação e reagrupamento dos grupos conforme as mesmas. Observou-se uso de metas muito fáceis, fáceis e inatingíveis, mas não foi detectada diferença entre estes grupos.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6682/5204

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.