Integra

INTRODUÇÃO:


A cadeira de rodas triciclo é uma variação do tipo convencional de cadeiras de rodas, pois o usuário não aplica a força diretamente nas rodas, mas em um sistema mecânico de pedal, idêntico a uma bicicleta. Posicionado na altura dos ombros, à frente da cadeira, os pedais possibilitam a transferência da força para a roda, movimentando a cadeira de rodas. Nas cidades de Rio Grande e Pelotas, no Rio Grande do Sul, é comum observar usuários desse tipo de cadeira de rodas, deslocando-se em calçadas, ruas e avenidas, os quais estão sujeitos a diferentes adversidades. A partir desta realidade foi desenvolvido um projeto interdisciplinar entre o Grupo de Estudos da Produção/DMC da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Engenharia Mecânica) e a Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal da Pelotas (Educação Física). Desta forma objetivou-se nesta pesquisa estudar as diferenças entre a cadeira de rodas convencional e a cadeira de rodas triciclo, com relação à estabilidade do sistema e a eficiência biomecânica. A estabilidade do sistema esta relacionada com o deslocamento da cadeira nas ruas e avenidas, e a eficiência biomecânica é a relação entre o trabalho muscular realizado e o trabalho mecânico resultante.


 METODOLOGIA:

A amostra, selecionada intencionalmente, foi composta por seis usuários de cadeira de rodas triciclo, com idade média de 44,7  9,81 (anos), massa corporal média de 55,6  6,3 (kg) e tempo médio de uso da cadeira triciclo de 19,5  10,4 (anos). Os dados foram coletados mediante a utilização de um questionário, validado, com perguntas abertas e fechadas investigando as variáveis estabilidade e eficiência biomecânica, através do qual foram realizadas as entrevistas


 RESULTADOS:

Com relação à estabilidade, os sujeitos da pesquisa relataram que a cadeira de rodas triciclo possui uma estabilidade maior que a cadeira convencional. Desta forma podem transpor obstáculos com mais facilidade: subir e descer calçadas, e superar as irregularidades das vias. Este aspecto pode ser comprovado, pois em ambas as cadeiras o centro de gravidade se mantém dentro do polígono de sustentação sendo que na cadeira triciclo a área do polígono é maior. Ademais, o principal aspecto que leva ao equilíbrio dinâmico do cadeirante é justamente o valor do momento torçor considerando o eixo transversal ao sentido do movimento, pois o cadeirante realiza principalmente movimentos de flexão e extensão no plano sagital. Com relação à eficiência biomecânica, os sujeitos da pesquisa relataram que percorrem grandes distâncias, deslocando-se de sua moradia até o centro da cidade, percorrendo assim seis quilômetros em média por dia com velocidade superior a cadeira de rodas convencional. Os indivíduos informaram também que não sofreram nenhum tipo de lesão nos membros superiores causada pelo sistema de pedais. Desta forma percebe-se que o trabalho muscular realizado na cadeira de rodas triciclo gera uma grande ação mecânica, ou seja, o sistema de pedais permite o deslocamento por distâncias e velocidades superiores à cadeira convencional.

CONCLUSÕES:

Uma observação importante verificada pelos pesquisadores foi à ausência dos principais requisitos ergonômicos neste tipo de implemento, pois os próprios usuários relataram que estas cadeiras foram desenvolvidas artesanalmente sem nenhum estudo com relação as diferentes posições que o corpo humano pode adquirir durante o deslocamento. Desta forma, percebe-se que conhecer aspectos relacionados à ergonomia das cadeiras de rodas triciclo pode contribuir para o desenvolvimento de novos implementos e também como parâmetro para novas pesquisas na área.