Estado da Arte Sobre Afetividade na Formação de Grupos em Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Por Rachel Carlos Duque Reis (Autor), Carla Lopes Rodriguez (Autor), Kamila Takayama Lyra (Autor), Patrícia Augustin Jaques (Autor), Ig Ibert Bittencourt (Autor), Seiji Isotani (Autor).
Em Revista Brasileira de Informática na Educação v. 23, n 3, 2015. Da página 113 a 130
Resumo
Um dos grandes desafios na área de pesquisa em aprendizagem colaborativa com suporte computacional (CSCL) refere-se à formação de grupos de aprendizagem que assegure a sinergia existente entre os seus membros, para que os benefícios educacionais sejam alcançados de forma plena. No intuito de promover essa sinergia, pesquisadores da área de Computação Afetiva discutem a importância de considerar os estados afetivos (emoção, estado de ânimo, personalidade) na formação de grupos de aprendizagem. Contudo, são poucos os trabalhos que estudam, classificam e analisam os resultados obtidos pela comunidade científica mostrando os reais impactos da computação afetiva na aprendizagem em grupo. Nesse sentido, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um mapeamento sistemático que investiga quais e como os estados afetivos são considerados na formação de grupos em ambientes CSCL. Em particular pretende-se responder as seguintes questões de pesquisa: (i) Quais são os estados afetivos utilizados na formação de grupos em ambientes CSCL? (ii) Quais as técnicas de inferência, representação e expressão dos estados afetivos são usadas na formação de grupos? (iii) Quais estratégias pedagógicas fundamentam a formação de grupos com estados afetivos? (iv) A utilização dos estados afetivos na formação de grupos foi avaliada empiricamente? Para condução desta pesquisa, nove bases digitais foram consultadas e 1081 artigos foram analisados. Dentre estes artigos, verificou-se que apenas 27 deles satisfaziam os critérios de inclusão e exclusão definidos neste trabalho e somente 13 continham informações relevantes para auxiliar a responder as questões de pesquisa definidas. Como principais resultados destaca-se que: (i) 76,92% dos estudos consideraram os traços de personalidade na formação de grupos em ambientes CSCL; (ii) grande parte dos trabalhos estão relacionados a inferência dos estados afetivos em ambientes CSCL por meio de preenchimento de questionário pelo aluno; (iii) constatou-se a carência de estudos fundamentados em teorias ou estratégias pedagógicas; e (iv) embora 6 estudos tenham sido avaliados empiricamente, observou-se que os resultados obtidos pela comunidade sobre afetividade na formação de grupos em ambientes CSCL são ainda bastante incipientes, oferecendo diversas oportunidades para pesquisas futuras.