Resumo
Padrões fundamentais de movimento são organizados a partir da interação dinâmica de vários fatores como a tarefa, ambiente e as características morfo-funcionais do próprio indivíduo. O entendimento de com esse fatores se interrelacionam é uma etapa importante no estudo do desenvolvimento de padrões de movimento. O propósito desta investigação foi examinar o efeito da mudança de objetivo de uma tarefa de arremessar à distancia para o alvo no estado do desenvolvimento motor. Dezoito crianças foram inicialmente classificadas de acordo com a configuração total do corpo nos estágios motores inicial, elementar e maduro, a partir do seu desempenho no arremesso à distância. Elas foram então submetidas a duas tarefas de arremessar- à distância e ao alvo. As questões formuladas consideravam que a alteração do objetivo acarretaria em mudanças nos parâmetros de movimento (velocidade, aceleração e tempo de movimento) e no programa de ação (níveis de desenvolvimento dos componentes). Essa mudanças deveriam ocorrer apenas nos grupos mais avançados em termos de desenvolvimento. Os resultados confirmaram parcialmente as previsões feitas. Ocorrem mudanças a nível dos parâmetros e do programa, entretanto, essas mudanças foram para todos os grupos. A tendência dos grupos mais avançados terem apresentados mudanças hierarquicamente mais complexas ao nível do programa está de acordo com o referencial teórico adotado no trabalho. A restrição de tarefa- objetivo- e a instrução tiveram grande impacto na mudança do programa simulando parte da seqüência de desenvolvimento motor do padrão fundamental de arremessar. Entretanto, o maior numero de mudanças a nível de parâmetros e componentes promovidos pelo grupo maduro indica que o acompanhamento entre as intenções e as conseqüências esperadas no ambiente, leva à formulação de um programa de ação, que exerce um papel importante na organização do padrão de movimento de arremessar. Concluindo, a mudança no objetivo da tarefa não foi suficiente para adequar à forma do padrão às demandas da tarefa, ressaltando a importância do estado de desenvolvimento motor na organização do padrão.