Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o estado nutricional e a composição corporal de escolares do ensino fundamental do Município de Vinhedo - SP. Foram estudados 375 meninos e 369 meninas, nas faixas etárias dos 7 aos 10 anos de idade, matriculados nas escolas públicas municipais de ensino fundamental. Para tal, foram mensuradas as variáveis antropométricas de peso, estatura e as de composição corporal ? massa livre de gordura, massa gorda e porcentagem de gordura corporal ? através da bioimpedância. As medidas foram padronizadas pela estatura2 para a obtenção do índice de massa corporal (massa corporal/estatura2), índice de massa gorda (massa gorda/estatura2) e índice de massa livre de gordura (massa livre de gordura/estatura2). Os critérios de classificação utilizados foram os estabelecidos pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e pela International Obesity Task Force (IOTF). Foram aplicados os testes t-Student e o não-paramétrico Mann Whitney para a verificação das diferenças estatísticas entre as faixas etárias e sexos, o método de correlação de Pearson e o de análise de variância General Linear Models (GLM). Como resultados foram observados prevalências de baixo peso de 8,4% e sobrepeso de 13,55% entre as meninas, e entre os meninos se observou uma prevalência de obesidade de 12,8%, valores estes acima dos esperados. Foram encontrados altos níveis de adiposidade, estes superiores a 30% de gordura corporal, para ambos os sexos, entre os escolares classificados como obesos. Ambos os critérios apresentaram boa capacidade de discriminação entre suas faixas de classificação utilizando como indicador o índice de massa corporal/idade, conforme os resultados obtidos pela análise de variância segundo o modelo General Linear Models (GLM). O índice de massa corporal apresentou bons níveis de correlação com o índice de massa gorda, índice de massa livre de gordura e a porcentagem de gordura corporal, por faixa etária e sexo segundo o método de correlação de Pearson. Estes resultados identificam uma situação de transição nutricional, uma vez que foram encontradas prevalências consideráveis de baixo peso e obesidade, indicando a necessidade de adoção de ações em promoção da saúde no ambiente escolar para a prevenção e correção deste quadro.