Resumo

Esse estudo descritivo e exploratório baseia-se na Teoria dos Reversos para investigar o estado motivacional de 179 jogadores de futebol universitário no Canadá, Alemanha e Japão. Dados foram também obtidos a partir do que os jogadores pensam em relação ao ambiente universitário futebolístico. Os resultados sugerem que todos os participantes estavam orientados pelos estados motivacionais maestria (competitivo e controle sobre outros) e conformidade (tendência a estar de acordo com as regras) durante o jogo. Identificou-se que o estado télico (evita alta excitação com foco no objetivo) é muito significativo entre jogadores japoneses. Estes também apresentam maior significância para ambos os estados simpático (cooperativo e harmonização com outros) e alóico (altruístico e preocupação com o resultado do outro) em comparação com atletas canadenses e alemães. Ainda com referência à dominância dos estados motivacionais, jogadores canadenses pareciam estarem mais conscientes do seu estado dominante, maestria. Enquanto que na equipe japonesa o estado télico foi observado como o mais predominante, na alemã há um maior predomínio dos estados alóico, áutico (egoístico e preocupação com os próprios resultados) e maestria. Outros dados, obtidos por análise de conteúdo, revelaram que o futebol universitário no Canadá e Japão promovem os aspectos social-rendimento com preocupação com atmosfera do jogo. Enquanto que na Alemanha observa-se maior enfoque nos aspectos social-recreacional que nas equipes anteriores. Esses resultados apóiam fundamentos preliminares para posteriores trabalhos inter-culturais. Pesquisas futuras poderiam considerar estados motivacionais de mais futebolístas, incluindo jogadores brasileiros, bem como a correlação desses estados com relação à vitória e derrota durante períodos de tempo.

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