Estágio Maturacional e Idade Biológica Não Diferenciam Percentual de Gordura e Massa Magra Relativizada Estudo em Jogadores de Futebol de Base de Belo Horizonte/mg
Por Mateus Augusto de Melo Mendonça (Autor), Silvia Ribeiro Santos Araújo (Autor), Natália Scalabrini Taurinho (Autor), Rodrigo Gustavo da Silva Carvalho (Autor), Fabiola Bertu Medeiros (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 27, n 295, 2022.
Resumo
Introdução: Aspectos da composição corporal que passam por evolução entre as categorias de base do futebol podem ser considerados limitantes no desempenho na modalidade, como o percentual de gordura e a quantidade de massa magra. Assim como também podem ser influenciadas pelo tempo e volume de prática e a maturação. Esse estudo transversal teve o objetivo de comparar o desenvolvimento da composição corporal de atletas das categorias Sub15 e Sub17 nos diferentes estágios maturacionais, assim como o volume de treinamento semanal e o tempo de prática e verificar a distribuição de atletas em diferentes estados maturacionais nas diferentes categorias.