Resumo
Este estudo tem como objeto de investigação o estágio supervisionado obrigatório do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp e objetiva analisar e compreender o papel do estágio no processo de formação de professores, tomando como referência as relações cotidianas vivenciadas pelo estagiário no contexto escolar. A metodologia de pesquisa desenvolveu-se combinando um estudo teórico acerca da temática do estágio com a realização de uma pesquisa de campo com estagiários do referido curso. O grupo de estagiários que esteve envolvido nesse processo foi formado por sete alunos que participaram da disciplina Estágio Supervisionado, desenvolvida na Faculdade de Educação da Unicamp. Foram realizadas entrevistas com os sujeitos, as quais foram gravadas e transcritas para fins de análise. Além das entrevistas, os estagiários foram incentivados a produzir narrativas escritas sobre episódios vividos durante o trabalho desenvolvido junto aos professores supervisores de estágio. A questão trazida desde o título deste estudo, "estágio supervisionado em educação física: tempo de aprender ou simples cumprimento da lei?", foi um disparador para que, por meio da análise das narrativas orais e escritas dos sujeitos, refletíssemos sobre o estágio no cotidiano da formação docente. Os resultados trouxeram críticas dos sujeitos no que se refere à realização do estágio no final do curso e apontaram que, tanto as práticas de estágio desenvolvidas pelos estagiários, quanto as práticas pedagógicas de supervisores e orientadores, são elementos que influenciam na qualidade da formação e, portanto, necessitam ser tratadas conjuntamente na relação entre a universidade e a escola. Nesse sentido, fica clara a necessidade de encará-las como parte indissociável do tornar-se professor durante o processo de formação.