Resumo

Este trabalho é resultado das intervenções desenvolvidas por um grupo de
acadêmicas do 6º período do curso de Educação Física da Faculdade
UNIRG de Gurupi - TO, realizadas durante o 2º semestre de 2005 sob a
orientação de um professor vinculado à disciplina Estágio Supervisionado
I. Esta disciplina caracteriza-se pela entrada do acadêmico no universo
escolar bem como o momento de construção coletiva de experiências
didáticas neste contexto. Dessa maneira elaboramos um projeto para o
ensino dos fundamentos: Saltar; Equilibrar; Rolar; Girar; Trepar; Balançar
e Embalar da Ginástica Geral para uma turma de 1ª série do ensino
fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de Gurupi-TO e
para materialização desta adotamos princípios básicos das metodologias
críticas da educação Física brasileira . Elaboramos a seguinte questão
norteadora: Como possibilitar a participação de meninos e meninas durante
uma aula de ginástica sem que haja o sexismo? Adotamos os seguintes
pressupostos metodológicos: pesquisa participante de natureza qualitativa,
diário de campo, observação sistematizada e recursos áudio visuais para
coleta das informações. Percebemos que a presença do sexismo existe já
nas séries iniciais do ensino fundamental e que os conceitos pertinentes a
gênero são provenientes dos rótulos trazidos do meio sócio-cultural que
os alunos vivem. E também que neste segmento escolar já se faz presente
à idéia de que aula de Educação Física é sinônimo apenas de jogar Futebol
o que reforça ainda mais o sexismo durante a participação nas aulas.

Acessar Arquivo