Estágio Supervisionado na Instituição de Ensino Superior Como Direito Humano Aliado a Formação da Identidade Docente
Por Lucas Sertorio Carrascoza (Autor), Sérgio Roberto Silveira (Autor).
Resumo
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) representou a coligação entre as nações a fim de assegurar direitos básicos humanos como o direito ao acesso, a igualdade, a liberdade, a proteção e a permanência. Nesse panorama, o direito a educação constitui-se como um dos direitos fundamentais mais relevantes para o futuro da humanidade, como símbolo da aquisição do conhecimento. Aliado a isso, a educação no ensino superior torna-se um elemento chave tanto para a formação inicial como continuada, na medida em que promove o alinhamento entre teoria e prática, por meio de disciplinas universitárias que envolvem o estágio supervisionado. Portanto, o objetivo desse ensaio é analisar a importância do estágio supervisionado no ensino superior como um direito humano aliado a formação da identidade docente. Por fim, há uma forte ligação entre os direitos humanos assegurados na DUDH e a formação da identidade docente, por meio de um processo de estágio supervisionado no ensino superior.
Referências
Silveira SR, Freudenheim AM, Bassi P, Oliveira JA. Núcleo de direitos humanos da Escola de Educação Física e Esporte da USP: uma perspectiva educativa. Rev Bras Educ Fís Esporte. 2020;34(nesp):1-9.
Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Senado Federal, 1988.
Claude RP. Direito à educação e educação para os direitos humanos. Sur Rev Int Direitos Human. [online]. 2005;2(2):36-63.
Pimenta SG. Formação de professores: Identidade e saberes da docência. In: Pimenta SG, organizador. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. Edição 2019.
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris. 10 dez. 1948.
Buriolla MA. O estágio supervisionado. São Paulo: Cortez, 1999.
Nóvoa A. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria Educ. 1991;4:109-139.
Benites LC. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em Educação Física: perfil, papel e potencialidades. 180f. Tese (Doutorado em Ciência da Motricidade). Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.
Garcia MA, Hypolito A, Vieira J. As identidades docentes como fabricação da docência. Educ Pesq. 2005;31(1):45-56.
Ciampa AC. A história do Severino e a história da Severina: um ensaio de psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1998.
Iza DFV, Benites LC, Sanches NL, Curino M. Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Rev Eletrônica Educ. 2014;8(2):273-292.
Mockler N. Beyond ‘what works’: understanding teacher identity as a practical and political tool. Teachers Teach Theor Pract. 2011;17(5):517-528.
Day C. O desenvolvimento profissional dos professores em tempos de mudanças e os desafios para as universidades. Rev Estudos Curriculares. 2003;1:151-188.
Dominicé P. L’histoire de vie comme processus de formation. Paris: Éditions L’Harmattan, 1990.
Tardif M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.
Sarmento MJ. A vez e a voz dos professores: contributo para o estudo da cultura organizacional da escola primária. Porto, Portugal: Porto, 1994.
Altet M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: Paquay, L et al., organizadores. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 23-35.
Therrien J. O saber social da prática docente. Fortaleza: Faculdade de Educação. Universidade Federal do Ceará, 1993.
Downloads
Publicado
2021-06-30
Como Citar
Carrascoza, L. S. ., & Silveira, S. R. . (2021). Estágio supervisionado na instituição de ensino superior como direito humano aliado a formação da identidade docente. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 35(Especial), 31-37. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35inespp31-37
Edição
v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
[Creative Commons License]
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC-BY)