Estágios de Mudança de Comportamento Relacionados à Atividade Física em Acadêmicos de Educação Física
Por Paloma Cordeiro (Autor), Gaia Claumann (Autor), Érico Pereira (Autor), Adriana Guimarães (Autor), Andreia Pelegrini (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 19, n 4, 2014.
Resumo
A análise dos estágios de mudança de comportamento relacionados à atividade física (EMCAF) é uma etapa importante no desenvolvimento de propostas de intervenção, tendo em vista a necessidade de recomendações específicas para cada estágio. Assim, este estudo objetivou analisar os fatores associados aos EMCAF em acadêmicos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Participaram do estudo 301 acadêmicos (173 rapazes) de uma universidade pública de Florianópolis, SC. Foram coletadas informações sociodemográficas (sexo, idade, estado civil, turno de estudo, nível econômico, trabalho, jornada de trabalho), antropométricas (massa corporal e estatura autorreferidas), percepção de saúde e EMCAF (pré-contemplação, contemplação, preparação, ação e manutenção). Os indivíduos classificados nos estágios de ação e manutenção foram agrupados e considerados ativos fisicamente, enquanto aqueles nos estágios pré-contemplação, contemplação e preparação foram considerados insuficientemente ativos.