Resumo
O presente estudo teve por objetivo investigar os estágios de desenvolvimento motor de adultos na habilidade básica arremessar. A tarefa utilizada para os propósitos da investigação foi a do arremesso por cima do ombro à distância (12 metros), utilizando-se como artefato uma bola de tênis. Participaram do estudo 70 sujeitos universitários estratificados por sexo - 35 do sexo masculino e 35 do feminino - matriculados nas diversas turmas de Prática Desportiva da Universidade de Brasília, com idades situadas entre 18 e 24 anos (média de 20 anos e 1 mês), escolhidos por sorteio.O desempenho de cada um dos sujeitos na habilidade de arremesso por cima do ombro - em quadra externa poliesportiva - foi gravado em fita de vídeo cassete, num total de cinco tentativas por sujeito, nos ângulos frontal e lateral. As observações foram realizadas por dois pesquisadores, após resultados de pré-testes de concordância inter e intra observadores que demonstraram a confiabilidade das avaliações dos mesmos. As análises principais, relativas aos estágios de desenvolvimento motor segundo a configuração total do corpo, foram subdivididas em três categorias: (1) caracterização dos estágios de desenvolvimento motor dos indivíduos como um todo e das relações entre os estágios em si mesmos; (2) as relações existentes entre estágio de desenvolvimento motor e sexo; (3) as relações entre estágios de desenvolvimento motor e idade. As análises dos estágios de desenvolvimento foram realizadas em duas etapas. Uma etapa preliminar descritiva, demonstrativa da variabilidade e tendência dos escores. Outra etapa analítica inferencial onde foram conduzidas análises de contingência e variância e realizados os testes de hipóteses apropriados. Uma breve discussão dos significados qualitativos dos desempenhos da habilidade arremessar em seus componentes comportamentais foi realizada.Os resultados, em termos de freqüência e porcentagem de classificação em cada estágio, demonstraram que um número reduzido de sujeitos conseguiu atingir o estágio mais avançado - Estágio Maduro -, sendo que houve uma incidência maior de casos no estágio intermediário - Estágio Elementar -, e até mesmo um número expressivo no Estágio Inicial. Essas diferenças de desempenho não ocorreram por acaso. Verificou-se que existem diferenças estatisticamente significantes no desempenho da habilidade arremessar entre os três estágios de desenvolvimento motor estudados, especialmente entre o Estágio Elementar e o Maduro.Na relação entre estágio de desenvolvimento motor e sexo, foram encontradas diferenças relevantes reputáveis ao sexo nos desempenhos dos Estágios Elementar e Maduro. Entretanto, quando os dados foram aglomerados na análise total dos estágios, as diferenças em relação ao sexo não foram consideradas estatisticamente significantes.Foram testadas relações entre estágio de desenvolvimento motor e idade e os resultados obtidos demonstraram não haver diferenças significantes entre estágio de desenvolvimento e grupo de maior ou menor idade dentro da faixa etária estudada. Em relação à discussão sobre os aspectos qualitativos dos desempenhos médios checados por componentes, os dados demonstraram que existem diferenças de desempenho nos estágios e entre os estágios.