Estágios de Mudança de Comportamento Física Relacionada com a Actividade em Adolescentes a Partir de Uma Capital Brasileira.
Por Andreia Pelegrini (Autor), Diego Augusto Santos Silva (Autor), Herton Xavier Corseuil (Autor), João Marcos Ferreira de Lima Silva (Autor), Édio Luiz Petroski (Autor).
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar os estágios de mudança de comportamento relacionada com a actividade física (EMCRAF) e sua associação com sexo e idade. Um total de 1.108 estudantes do ensino médio de ambos os sexos, a partir de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, participaram neste estudo. Um questionário foi utilizado para avaliar EMCRAF. A maior proporção de meninos estavam no estágio de manutenção (48,1%) e uma maior proporção de meninas estavam em contemplação (24,7%) e pré-contemplação (6,4%) etapas. Fator sexo masculino e faixa etária 17-18 foram fatores de proteção, o que aumentou a probabilidade de um comportamento fisicamente ativo. Meninas com idades entre 17-18 foram duas vezes mais provável que seja no estágio de contemplação do que os rapazes. É importante ampliar o conhecimento sobre EMCRAF em adolescentes e suas associações com o sexo ea idade, porque um número considerável de comportamentos estabelecidos durante este período de vida pode durar até a idade adulta.