Resumo

Introdução: Estâmina é a habilidade de manter esforço prolongado envolvendo vários grupamentos musculares ao mesmo tempo. Na Natação, o domínio dessa habilidade pode potencializar a aquisição do nadar, por se tratar de uma tarefa complexa envolvendo uma série de movimentos simultâneos realizados em ambiente de alta instabilidade e resistência. Trabalhos anteriores têm investigado quais fatores seriam mais determinantes para a aquisição desta habilidade (Duarte et al, 2016; Villani et al, 2015a), no entanto, ainda são escassos investigações que reflitam se o controle de ritmo prolongado é uma habilidade de característica eminentemente contínua ou também intermitente. Objetivo: Analisar a magnitude de controle de ritmo de jovens nadadores de águas abertas em diferentes distâncias de nado. Metodologia: Participaram do estudo 12 crianças com média idade de 10 anos (1,59) de ambos os gêneros. Todas realizaram aquecimento com duração de 7’ utilizando variações de intensidade por controle de esforço subjetivo (Villani et al, 2015b). Logo em seguida foram realizados três testes: sendo o 1º de 50mts máximo, utilizado para calcular a carga relativa individual dos participantes; o 2º teste foi a tentativa de executar 6 repetições a 70% do esforço máximo (Emáx), com intervalo de 1’ entre cada tentativa; já no 3º teste, as crianças nadaram a maior distância possível durante 30 minutos. Análise estatística: Para a comparação do desempenho estimado a 70% do Emáx e as 6 tentativas, bem como, a variação entre as tentativas utilizou-se a análise de medidas repetidas com post hoc de Bonferroni, já o teste de correlação Spearman foi utilizado para a analisar a magnitude das relações entre as variações da meta e o deslocamento máximo. Resultados: Tabela - Desempenho total das crianças para as três condições analisadas; diferença em segundos entre o tempo determinado para a intensidade de 70%Emax e o tempo realizado nas seis tentativas e; magnitude de correlação para as discrepâncias de tempo entre o estipulado para nadar a 70% nas 6 tentativas(≠T1:T6) e no desempenho total de 30 minutos de nado contínuo (mts). Magnitude de correlação (r); Somatória das variáveis (soma); *Indica diferença entre a condição 70% Emáx e as 6 tentativas (T1:T6); e (p) Nível de significância para p≤0,05*; p≤0,01** 
Conclusão: Com base nos resultados pode-se afirmar que as crianças investigadas foram capazes de nadar na intensidade estimada individualmente, para as 6 tentativas de nado, no entanto, pode-se observar que não obteve-se correlação entre as medidas de tempo dos 70%Emax com o teste de 30 minutos (mts), indicando que a habilidade de controlar ritmo de forma intermitente parece ser diferente para nadar continuo.

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