Resumo
Considerando que a literatura especializada aponta influencia dos esteriótipos na percepção e no julgamento que as pessoas fazem dos outros e da sociedade, o propósito deste trabalho foi estudar esteriótipos masculinos e femininos em professores de educação Física. Foi realizada uma pesquisa de natureza ex-post-facto, envolvendo 407 professores de Educação Física de ambos os sexos que exercem suas funções em escolas de 1º e 2º graus da rede oficial de ensino, na cidade de Porto Alegre-RS. O instrumento utilizado foi um questionário constituído de duas partes: uma, com dados pessoais e informações relativas à docência; outra, contendo uma escala de 5 pontos tipo Likert, com 30 adjetivos, através da qual os sujeitos julgaram a adequação de cada um dos adjetivos, aos alunos do sexo masculino e do feminino. O tratamento utilizado foi a analise de variância uni variada e multivariada. O processamento analise e os relatórios estatísticos foram feitos no Laboratório de estatística Aplicada da Universidade Federal de São Carlos-SP. Houve uma hipótese norteadora denominada hipótese central, e nove hipóteses complementares relativas às variáveis de informações pessoais e de docência dos sujeitos. Os resultados confirmaram a hipótese central evidenciando a presença de estereotipia masculina e feminina. Os resultados também apontaram os adjetivos nos quais os professores divergiriam de opinião. As hipóteses complementares não confirmaram as suposições na sua totalidade. O estudo sugere que seja repensada a questão do papel sexual discriminado através das atividades físicas, e propõe uma introdução de conteúdos curriculares que alertem para a questão de estereotipia na pratica da Educação Física.