Resumo

Este artigo trata do dilema enfrentado pelos estudantes de educação física-fisiculturistas que se dedicam a aprender por conta própria sobre os usos dos esteroides anabolizantes para fins não terapêuticos. O conceito de dilema ético-sanitário é desenvolvido a partir da articulação entre o conceito de expertise de Nikolas Rose e o conceito de risco de Deborah Lupton. Entrevistas episódicas com seis estudantes de graduação em Educação Física de uma universidade brasileira foram aplicadas neste estudo como método principal. Como resultado, identificamos dois perfis de estudantes-fisiculturistas: um composto por aqueles que aderiram ao programa com o objetivo de aprender a usar esteroides anabolizantes, e outro composto por aqueles que presumiam conhecer os usos e cuja finalidade era ganhar dinheiro. um diploma de graduação. Concluímos que o dilema ético-sanitário observado em ambos os perfis deve ser abordado nos cursos de graduação em Educação Física, uma vez que o “silêncio curricular” sobre o processo de hipertrofia muscular via esteróides anabolizantes, associado ao ambiente clandestino, pode agregar mais desinformação e ainda mais riscos ao público-alvo deste estudo.

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