Estética: o Conhecimento dos Professores Recém Licenciados no Curso de Educação Física da Escola Superior de Cruzeiro Sobre Esteróides Androgênicos Anabolizantes
Por João André Bernini Monteiro (Autor), Paulo José Moraes de Paula Santos (Autor), Ramon Filipe dos Santos Mendes (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
O objetivo desta pesquisa é verificar se os professores recém licenciados em Educação Física possuem conhecimento sobre Esteróides Androgênicos Anabolizantes, com a intenção de orientar seus alunos sobre os perigos do abuso dessas substâncias no meio estético.
Métodos e resultados:
A pesquisa foi desenvolvida com os alunos recém licenciados no curso de Educação Física da Escola Superior de Cruzeiro e possui caráter qualitativo. Para coleta de dados foi utilizado um questionário fechado contendo três perguntas com os resultados representados em forma de porcentagem. Verificou-se na pesquisa que 60% dos professores da amostra sabem o que são EAAs e 40% não. Quando questionados acerca do objetivo da criação dos EAAs, 53,3% dos professores da pesquisa acertaram a questão e 46,7% não obtiveram êxito. Ainda foi perguntado sobre a função da propriedade androgênica dos EAAs e 3,4% dos docentes acertaram, enquanto 96,6% não.
Conclusão:
Conclui-se que os professores recém licenciados em Educação Física da Escola Superior de Cruzeiro possuem conhecimento básico sobre os EAAs, sabendo o que são e o objetivo de sua criação. Porém, observa-se que os mesmos não sabem caracterizar os efeitos androgênicos dos EAAs, responsáveis segundo a literatura, pelos efeitos colaterais dessas substâncias. Desta forma, delibera-se que o professor deva aprimorar seus conhecimentos a fim de melhorar a orientação aos seus alunos sobre os riscos do uso abusivo dos EAAs no meio estético.