Estilo Controlador Docente e a Motivação Autodeterminada dos Estudantes na Educação Física Escolar
Por Gracielle Fin (Autor), Elisabeth Baretta (Autor), Rudy José Nodari Junior (Autor), Juan Antonio Moreno Murcia (Autor).
Em Revista Brasileira de Psicologia do Esporte v. 10, n 2, 2020.
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar a relação do estilo controlador docente com a motivação autodeterminada dos estudantes para as aulas de educação física. Foram investigadas a percepção sobre o estilo controlador docente na educação física e a motivação dos estudantes para a prática destas aulas, em 615 estudantes, de 12 a 14 anos. Foram realizadas as análises descritivas e de correlação, além das análises multivariadas de variância e análise de regressão linear. O estilo controlador docente durante as aulas de educação física apresentou correlação negativa com a motivação autodeterminada. Considerando sexo e idade, foram os meninos e estudantes de menor idade os que apresentaram maiores valores para motivação autodeterminada. Em conclusão, este estudo fornece evidências de que o estilo interpessoal controlador do docente influencia na motivação autodeterminada dos estudantes. Os resultados, de maneira geral, nos permitem enfatizar a importância da criação de estratégias pedagógicas e programas educacionais que favoreçam a autonomia durante a infância e adolescência para promover o desenvolvimento da motivação autodeterminada.