Estilo de Vida de Escolares do Ensino Médio de Uma Escola Pública Mineira
Por Gabriel Gomes de Oliveira (Autor), Lara Quintão Vidigal (Autor), Deyliane Aparecida de Almeida Pereira (Autor), Doiara Silva dos Santos (Autor), Alyne Aparecida dos Anjos Rodrigues (Autor), Thalia Miranda Rufino (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O estilo de vida é um conceito que engloba “o conjunto de ações habituais que refletem os valores, as atitudes e as oportunidades de um indivíduo” (NAHAS; BARROS; FRANCALACCI, 2000, p.50). Tais ações, atitudes e oportunidades, somadas, resultam em influências positivas ou negativas para a saúde. Os adolescentes merecem atenção, pois, observam-se mudanças no comportamento e estilo de vida nesta faixa etária. A tecnologia presente no cotidiano dos adolescentes contribui para comportamentos e atitudes negativas quanto à prática de atividade física. Tais mudanças podem acarretar prejuízos ao desenvolvimento motor, psicológico e dificuldades de socialização (SANTOS et al, 2010). Diante disso, a idade escolar é período crucial para o desenvolvimento de ações educativas para fomentar a adoção de um estilo de vida saudável (BENEDITO et al, 2013). A Educação Física, compreendida como disciplina escolar responsável por tematizar a cultura corporal de movimento, contribui para o conhecimento e promoção de hábitos de vida saudáveis. Este estudo objetiva descrever o estilo de vida de adolescentes de uma escola pública mineira em uma ação de educação para a saúde no ensino médio.