Resumo

INTRODUÇÃO 

O estilo de vida é um conceito que engloba “o conjunto de ações habituais que refletem os valores, as atitudes e as oportunidades de um indivíduo” (NAHAS; BARROS; FRANCALACCI, 2000, p.50). Tais ações, atitudes e oportunidades, somadas, resultam em influências positivas ou negativas para a saúde. Os adolescentes merecem atenção, pois, observam-se mudanças no comportamento e estilo de vida nesta faixa etária. A tecnologia presente no cotidiano dos adolescentes contribui para comportamentos e atitudes negativas quanto à prática de atividade física. Tais mudanças podem acarretar prejuízos ao desenvolvimento motor, psicológico e dificuldades de socialização (SANTOS et al, 2010). Diante disso, a idade escolar é período crucial para o desenvolvimento de ações educativas para fomentar a adoção de um estilo de vida saudável (BENEDITO et al, 2013). A Educação Física, compreendida como disciplina escolar responsável por tematizar a cultura corporal de movimento, contribui para o conhecimento e promoção de hábitos de vida saudáveis. Este estudo objetiva descrever o estilo de vida de adolescentes de uma escola pública mineira em uma ação de educação para a saúde no ensino médio.

Acessar Arquivo