Estilo de Vida de Universitários Comparação Entre Estudantes de Turnos Diferentes
Por Augusto Henrique dos Santos Lima (Autor), Cleiton Cezário Abrão (Autor), Higor Santos Fonseca (Autor), Sérgio Roberto Adriano Pratil (Autor), Amanda Lopes dos Santos (Autor), Aline de Souza Santos (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: O estilo de vida (EV) representa o modo de vida na qual as pessoas interagem com o mundo e com os outros. Caso esse modo represente atitudes positivas e saudáveis, isso pode beneficiar as condições de vida com qualidade, do contrário poderá contribuir para desenvolvimento de doenças e riscos aumentados à saúde geral. No caso de universitários, que além das atividades acadêmicas de seu curso, atuam em diferentes turnos com outras atividades em sua rotina podem produzir sobrecargas de tarefas e comprometer o EV. Objetivo: Analisar o estilo de vida de estudantes universitários de diferentes turnos. Métodos: Foram investigados 400 estudantes de dois cursos (Administração-ADM, n=287, e Pedagogia-PED, n=113) de uma universidade pública de Paranavaí-PR. Todos responderam o questionário Estilo de Vida Fantástico (EVF), composto por 25 questões, sendo 23 em escala likert, duas dicotômicas e é subdividido em 9 dimensões: Família e amigos (F); Atividade física (AF); Nutrição (N); Tabaco e drogas (TD); Álcool (AI); Segurança, estresse e atividade sexual (S); Tipo de comportamento (TC); Introspecção (I); Carreira (C). Respostas variam de O a 4 pontos totalizando escore máximo de 10Opts. Quanto mais alto mais saudável e seguro é o EV. Resultados: Observou-se que em média os estudantes de ADM obtiveram 65,0±10,4pts, sendo masculino (n=114) com 64,6±11,2pts e feminino (n=173) com 65,2±9,9pts (P>0,05). Estudantes de PED, predominantemente do sexo feminino alcançaram 67,6±10,9pts. Na comparação entre estudantes de turnos diferentes pôde-se observar que não houve diferença estatística (P>0,05) entre estudantes de PED (Vespertino, n=56, EVF= 67,8±10,7pts; Noturno, n=57, EVF= 67,4±11,2pts), já, no caso de estudantes de ADM houve diferença (P=0,01), sendo que estudantes do turno da manhã (68,1±9,3) apresentaram melhor EV em relação ao noturno (64,1±10,6pts), e isso foi determinado especialmente devido ao sexo feminino (Manhã, EVF=69,2±9,3pts; Noite, EVF=63,9±9,8pts, P=0,002). Por fim, foi identificado que 35% dos estudantes de ADM alcançaram o escore mínimo (70pontos) considerado mais saudável e menor risco, sendo que 28%% estudava no período matutino e 71% no noturno. Quanto aos estudantes de PED, 45% obtiveram EVF considerado adequado sendo 43% do vespertino e 56% do noturno. Conclusões: Estilo de vida dos universitários é predominantemente inadequado, e, estudantes do período noturno apresentam estilo de vida em condição de maior risco à saúde quando comparado com estudantes diurnos. Isso é mais evidente em estudantes do sexo masculino.