Resumo

Introdução: O estilo de vida (EV) é a maneira na qual as pessoas vivem e se relacionam com o meio social. Pode ser subdividido em diferentes dimensões como hábitos alimentares, atividades físicas, controle do estresse e até mesmo aspectos afetivos e emocionais. Quando o EV é chamado adequado o indivíduo pode prevenir riscos de acidentes e doenças, e, a formação acadêmica em Educação Física tem como base curricular o desenvolvimento de hábitos e comportamentos que contribuem para o melhor EV. Objetivo: Analisar o estilo de vida de estudantes de Educação física sobre aspectos geral e por dimensão do EV. Métodos: Participaram do estudo 114 universitários (Masculino=54; Feminino=60), estudantes de Educação Física de uma universidade de Paranavaí-PR. O instrumento de medida usado foi o questionário padronizado Estilo de Vida Fantástico (ANEZ; REIS; PETROSKI, 2008) composto por 25 questões em escala likert com valores de O a 4pontos totalizando até 10Opts. e subdividido em 9 dimensões do EV (FA-Família/Amigos; AF-Atividade Física; N-Nutrição; TD-Tabaco/Drogas; A-Álcool; S-Segurança/Estresse; T-Tipo de comportamento; I-Introspecção; C-Carreira). Quanto maior a pontuação melhor e mais saudável é o EV individual. Resultados: Não houve diferença significante (P>0,05) entre o EV de estudantes de Educação física entre os sexos (Masculino=71,0±8,7pts; Feminino=69,2±9,7pts), contudo observou-se que o masculino apresentou maior prevalência (59,2%, Fem. 53,3%) de casos com EV adequado (EVk7Opts.) e em ambos os sexos as médias do EV de estudantes ingressantes eram diferentes em relação aos concluintes (destaque ao Masc., Ingressantes=74,8; Concluintes=64,8, P<0,05). Além disso, no sexo masculino, à medida que os estudantes evoluem no curso (1a. à 4a. série) a prevalência de casos com EV adequado cai gradativamente (50%; 25%; 21%; 3%; Fem.la.= 34,2%; 4a. 15,6%). Por dimensão do EV, percebeu-se que em média ingressantes e concluintes apresentaram resultados inadequados para AF, N, S, T e I, e, concluintes acrescentaram ainda AL nessa condição (1a.=11pts; 4a.= 8,1 pts). Por fim, em todas as dimensões os concluintes apresentaram mais casos alterados (em%) do EV em relação a ingressantes, destacando AF=66,6%, N=85%, AL=50`)/0 e T=95,4%. Conclusões: EV dos universitários apresentou-se como predominantemente não saudável, demonstrando evolução negativa ao longo do curso, com destaque para o masculino. Dimensões do EV como hábitos de AF, N, S, T e I se apresentam como inadequados nos acadêmicos, e ainda o consumo de AL para os concluintes. Agência de Fomento: Fundação Araucária / UNESPAR / Grupo de Pesquisa PAFiDH 

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