Estilo de Vida de Universitários Estudantes de Educação Física e Análise Sobre Dimensões do Estilo de Vida
Por Eloise da Silva Ferreira (Autor), Thais Regina de Sousa (Autor), Sérgio Roberto Adriano Prati (Autor), Aline de Souza Santos (Autor), Vagner José Portto (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: O estilo de vida (EV) é a maneira na qual as pessoas vivem e se relacionam com o meio social. Pode ser subdividido em diferentes dimensões como hábitos alimentares, atividades físicas, controle do estresse e até mesmo aspectos afetivos e emocionais. Quando o EV é chamado adequado o indivíduo pode prevenir riscos de acidentes e doenças, e, a formação acadêmica em Educação Física tem como base curricular o desenvolvimento de hábitos e comportamentos que contribuem para o melhor EV. Objetivo: Analisar o estilo de vida de estudantes de Educação física sobre aspectos geral e por dimensão do EV. Métodos: Participaram do estudo 114 universitários (Masculino=54; Feminino=60), estudantes de Educação Física de uma universidade de Paranavaí-PR. O instrumento de medida usado foi o questionário padronizado Estilo de Vida Fantástico (ANEZ; REIS; PETROSKI, 2008) composto por 25 questões em escala likert com valores de O a 4pontos totalizando até 10Opts. e subdividido em 9 dimensões do EV (FA-Família/Amigos; AF-Atividade Física; N-Nutrição; TD-Tabaco/Drogas; A-Álcool; S-Segurança/Estresse; T-Tipo de comportamento; I-Introspecção; C-Carreira). Quanto maior a pontuação melhor e mais saudável é o EV individual. Resultados: Não houve diferença significante (P>0,05) entre o EV de estudantes de Educação física entre os sexos (Masculino=71,0±8,7pts; Feminino=69,2±9,7pts), contudo observou-se que o masculino apresentou maior prevalência (59,2%, Fem. 53,3%) de casos com EV adequado (EVk7Opts.) e em ambos os sexos as médias do EV de estudantes ingressantes eram diferentes em relação aos concluintes (destaque ao Masc., Ingressantes=74,8; Concluintes=64,8, P<0,05). Além disso, no sexo masculino, à medida que os estudantes evoluem no curso (1a. à 4a. série) a prevalência de casos com EV adequado cai gradativamente (50%; 25%; 21%; 3%; Fem.la.= 34,2%; 4a. 15,6%). Por dimensão do EV, percebeu-se que em média ingressantes e concluintes apresentaram resultados inadequados para AF, N, S, T e I, e, concluintes acrescentaram ainda AL nessa condição (1a.=11pts; 4a.= 8,1 pts). Por fim, em todas as dimensões os concluintes apresentaram mais casos alterados (em%) do EV em relação a ingressantes, destacando AF=66,6%, N=85%, AL=50`)/0 e T=95,4%. Conclusões: EV dos universitários apresentou-se como predominantemente não saudável, demonstrando evolução negativa ao longo do curso, com destaque para o masculino. Dimensões do EV como hábitos de AF, N, S, T e I se apresentam como inadequados nos acadêmicos, e ainda o consumo de AL para os concluintes. Agência de Fomento: Fundação Araucária / UNESPAR / Grupo de Pesquisa PAFiDH