Estilo de Vida dos Acadêmicos de Licenciatura em Educação Física do Ifce - Canindé
Por Brena Dielle Anastacio de Sousa (Autor), Nilson Vieira Pinto (Autor), Alexandre Igor Araripe Medeiros (Autor), Daniel Fontenele de Gois (Autor), Raquel Felipe de Vasconcelos (Autor).
Resumo
Estilo de vida pode ser definido como práticas individuais, que incluem hábitos, atitudes e comportamentos diários. Esta pesquisa, cujo objetivo foi investigar o estilo de vida dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do IFCE - Canindé, caracterizou-se como transversal e quantitativa. Foram mensurados peso e estatura e calculado o IMC, para determinação do estado nutricional dos acadêmicos. Foram utilizados os questionários WHOQOL (1998) e Teste de Estilo de Vida (NAHAS; BARROS; FRANCALLACI, 2000), para caracterizar a qualidade e estilo de vida; e IPAQ-Versão Curta, para verificar o nível de atividade física. Os dados foram tratados com estatística descritiva. Participaram 107 discentes, 49% homens e 51% mulheres. A média e desvio padrão da idade dos homens e mulheres foram, respectivamente, 23,67 ± 5,00 e 22,83 ± 5,09 anos. O IMC apontou 37% dos avaliados com excesso de peso corporal. Contraditoriamente, 72% dos homens e 69% das mulheres foram considerados ativos ou muito ativos. Constatou-se que 65% dos discentes trocam refeições por alimentos gordurosos, 69% consideram seu sono/repouso muito ruim/ruim, 61% quase sempre/sempre se sentem estressados com as atribuições acadêmicas. Conclui-se que os acadêmicos apresentaram excesso de peso, porém apresentam-se ativos. Tal contradição pode estar associada ao fato de que o excesso de peso está relacionado a vários fatores, tais como alimentação, fatores econômicos, sociais, biológicos e culturais, entre outros. Dessa forma, percebe-se que a prática de atividade física isoladamente nesta amostra não caracteriza um estilo de vida totalmente saudável, não interferindo de forma direta e isolada no estilo de vida.