Estilo de vida dos professores de ginástica coletiva
Por Rubian Diego Andrade (Autor), David Ramon Schetz (Autor), Diego Grasel Barbosa (Autor).
Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2021 . páginas 96 - 109
Resumo
Nahas (2017) amplia o conceito de estilo de vida (EV) para além de comportamentos relacionados à saúde: segundo o autor, são as ações cotidianas que representam seus valores e suas atitudes, além das oportunidades que as pessoas têm na vida que são aprendidos por meio do processo de socialização e constantemente reinterpretados e testados ao longo do ciclo da vida e em diferentes situações sociais (CARRARO; MILITÃO; VIANA, 2019). Esse construto tem sido objeto de estudo de pesquisadores nos últimos anos em todo o mundo (MOREIRA et al., 2010). Nesse contexto, o EV já foi avaliado em diferentes classes de trabalhadores, especialmente entre docentes: em professores de Educação Básica, foram identificados elevados níveis de estresse físico e emocional (FERNANDES; VANDENBERGUE, 2018); em outro estudo com professores do Nordeste brasileiro, verificou-se, em diferentes fases de desenvolvimento profissional, uma regularidade no estilo de vida geral, com melhora significativa no componente alimentar (VASCONCELOSROCHA et al., 2016); em docentes de Educação Física (EF) do Sul do Brasil, Both et al. (2017) identificaram que aspectos ambientais — como a segurança no vínculo empregatício — foram estatisticamente associados à percepção positiva de EV. No entanto, não foram identificadas avaliações dessa natureza com Profissionais de Educação Física (PEF) no âmbito do Bacharelado.