Resumo

O texto dessa dissertação apresenta problematizações acerca do universo social do skate, com atenção especial ao mundo patrocinado e profissional. O percurso da pesquisa inicia na busca de pistas do universo cultural do skate, passa pela definição do foco da pesquisa, das questões de pesquisa e dos aspectos metodológicos (entrevistas semi-estruturadas, observações e análise de documentos). Em seguida, trata da trajetória social dos sujeitos (skatistas identificados com o universo dos patrocínios e da profissionalização), partindo de suas atividades iniciais num ambiente de “vizinhança”, encontrando um estilo de vida, a constituição de um gosto, um conjunto de disposições e capitais. Traz para a discussão o tema de significados atribuídos (illusio), das transubstancializações (reconversões de capitais), dos estatutos dos sujeitos, da especificidade de uma lógica de reciprocidade e das posições objetivadas no campo e subjetivadas em disposições. Apresenta também debate sobre os planos e sonhos comuns ao universo estudado. Localiza o skate no plano da cultura corporal e discute as relações skate/esporte / competição / espetacularização. Entre as principais contribuições que o trabalho traz está o fato de que, no universo social do skate e dos patrocínios, o capital corporal/esportivo não é a única determinante para o “sucesso”.

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