Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo conhecer o estilo predominante de aprendizagem e de ensino dos professores de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental do Município de Palmas/PR, como subsídio à prática pedagógica. Ao total foram dezoito professores participantes, representantes de oito escolas da zona urbana. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, do Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem e do Protocolo de Observação. Dentre os autores que contribuíram para a revisão teórica e análise dos dados, destaca-se Pozo (2004 e 2002), Bransford, Brown e Cocking (2007), Portilho (2009), Claxton (2005), Behrens (2005) e Darido (2008). Os Estilos de Aprendizagem predominantes nesses docentes foram o reflexivo e o teórico, caracterizados pelas pessoas que, quando aprendem, valorizam a observação, a análise dos fatos, a ponderação, assim como buscam a fundamentação, a problematização, a objetividade e a estruturação daquilo que fazem e dizem. Nas observações das aulas foi identificado, predominantemente, o Estilo de Ensino Tradicional centralizado, no qual o professor é a voz de comando. Na investigação foi possível perceber que os professores desse contexto nunca foram convidados a refletir sobre suas aprendizagens e a influência delas na prática docente, o que denota um ensino voltado à técnica, desvinculado, portanto das aprendizagens dos alunos.