Estilos de Ensino em Educação Física
Por Lúcia Gomes (Autor), João Martins (Autor), Francisco Carreiro da Costa (Autor).
Parte de Educação Física Escolar: Referenciais Para o Ensino de Qualidade . páginas 87
Resumo
Introdução
Um ensino de qualidade em educação física (EF) depende, em grande parte, da capacidade do professor organizar as situações de aprendizagem com vista a que todos os alunos, independentemente das suas caraterísticas, desenvolvam os conhecimentos, atitudes e competências necessárias para adotarem e manterem um estilo de vida fisicamente ativo e saudável durante a escolaridade e ao longo da vida. Por outras palavras, o professor deve procurar que todos os alunos apresentem uma boa “literacia física” (SHAPE, 2015; Whitehead, 2010). Assim, as finalidades da EF e o entendimento do que é um aluno com uma boa literacia física, são os pressupostos éticos e morais associados a um ensino de qualidade em EF e que servem de referencial à atuação do professor em termos didáticos.