Resumo

Introdução: A heterogeneidade de equipes competitivas exige uma grande responsabilidade por parte do treinador, a fim de se obter os resultados que se almeja. Suas características de liderança são fundamentais neste processo. Objetivos: este estudo objetivou investigar o estilo de liderança de um treinador de uma equipe de polo aquático com base em sua autopercepção e a percepção de seus atletas Metodologia: aplicação da Escala Multidimensional de Liderança no Desporto (EMLD) (GOMES et al., 2021) validada para a língua portuguesa. Esta escala é composta por 36 questões divididas em nove dimensões (Visão, Inspiração, Instrução, Individualização, Apoio, Feedback positivo, Feedback negativo, Gestão Passiva e Gestão Ativa). A Escala foi respondida por 10 atletas (12,5 ± 0,83 anos) de alto rendimento de polo aquático da categoria sub-13 de um grande clube de São Paulo que estavam em processo de treinamento e disputando competições e por seu treinador. Os dados são apresentados com média ± DP. Para análise, utilizou-se o Excel versão 2021. Resultados: Observou-se que em 5 das 9 dimensões da escala (Visão – 19 x 16,5; Individualização – 19 x 17,4; Apoio – 18 x 14,2; Feedback positivo – 20 x 16,5 e Feedback negativo – 14 x 11,9), o treinador indicou pontuações maiores que as dos atletas. As dimensões Inspiração – 18 x 17,7, Instrução – 17 x 17,8; Gestão Passiva – 15 x 14,2 e Gestão Ativa – 7 x 7,2 apresentaram pontuações similares entre treinador e atletas. Conclusões: Em muitas dimensões da escala, a percepção do treinador em relação às suas características de liderança não correspondem às percepções de seus atletas. Estas informações são importantes à medida que o treinador pode estar superestimando suas características de liderança em relação ao que é percebido pelos atletas, fato que pode prejudicar o rendimento do grupo.

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