Estilos de liderança de treinadores profissionais de polo aquático
Por Francine Caetano De Andrade Nogueira (Autor), Guilherme Tucher (Autor), Cleisson Barbosa Da Silva Oliveira (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A heterogeneidade de equipes competitivas exige uma grande responsabilidade por parte do treinador, a fim de se obter os resultados que se almeja. Suas características de liderança são fundamentais neste processo. Objetivos: este estudo objetivou investigar o estilo de liderança de um treinador de uma equipe de polo aquático com base em sua autopercepção e a percepção de seus atletas Metodologia: aplicação da Escala Multidimensional de Liderança no Desporto (EMLD) (GOMES et al., 2021) validada para a língua portuguesa. Esta escala é composta por 36 questões divididas em nove dimensões (Visão, Inspiração, Instrução, Individualização, Apoio, Feedback positivo, Feedback negativo, Gestão Passiva e Gestão Ativa). A Escala foi respondida por 10 atletas (12,5 ± 0,83 anos) de alto rendimento de polo aquático da categoria sub-13 de um grande clube de São Paulo que estavam em processo de treinamento e disputando competições e por seu treinador. Os dados são apresentados com média ± DP. Para análise, utilizou-se o Excel versão 2021. Resultados: Observou-se que em 5 das 9 dimensões da escala (Visão – 19 x 16,5; Individualização – 19 x 17,4; Apoio – 18 x 14,2; Feedback positivo – 20 x 16,5 e Feedback negativo – 14 x 11,9), o treinador indicou pontuações maiores que as dos atletas. As dimensões Inspiração – 18 x 17,7, Instrução – 17 x 17,8; Gestão Passiva – 15 x 14,2 e Gestão Ativa – 7 x 7,2 apresentaram pontuações similares entre treinador e atletas. Conclusões: Em muitas dimensões da escala, a percepção do treinador em relação às suas características de liderança não correspondem às percepções de seus atletas. Estas informações são importantes à medida que o treinador pode estar superestimando suas características de liderança em relação ao que é percebido pelos atletas, fato que pode prejudicar o rendimento do grupo.