Estilos de Vida en Mujeres Universitarias de la ciudad de Bogotá.
Por Yenny Paola Argüello Gutierrez (Autor), Isabel Adrina Sanchez (Autor), Juliana Alejandra Bustos Silva (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
A fase universitária é uma transição crucial onde são tomadas decisões decisivas para formar hábitos que influenciam o desenvolvimento integral e a qualidade de vida das jovens. (Rizo et al, 2014). Os estilos de vida são atitudes e comportamentos conscientes e voluntários que as pessoas adotam ao longo da vida (Veramendi et al, 2020). Estes são dados a partir de múltiplas variáveis (sociais, biológicas, econômicas) que influenciam dentro de um determinado contexto (Colômbia. Ministério da Saúde e Proteção Social, 2016). Arias (2008) destaca a importância de considerar a abordagem de género nos programas de saúde. Esta abordagem ajuda a compreender e abordar as necessidades específicas das mulheres. Centra-se em aspectos como o ciclo de vida, os diferenciais da saúde feminina e os processos relacionados à reprodução, sexualidade, desenvolvimento e pressão social. Objetivo: O objetivo é caracterizar os estilos de vida das mulheres universitárias da cidade de Bogotá. Métodos: Foi abordada uma amostra do tipo censitária; Participaram 59 estudantes da Faculdade de Cultura Física, Desporto e Recreação da Universidade Santo Tomás, universitárias saudáveis, sem diagnósticos médicos estabelecidos, que não estavam grávidas ou amamentando. O estudo apresenta desenho observacional, com escopo descritivo e transversal. Foi elaborado um formulário google onde foram incluídas 14 questões para caracterização da amostra e 34 questões correspondentes ao questionário de estilo de vida saudável (CEVS), o questionário está dividido em 4 dimensões: I. Saúde física/mental, II. Sociais, III. Ético/Moral, IV. Acadêmico/família. O questionário possui algumas faixas de pontuação, que indicam se o estilo de vida é de nível baixo, médio ou alto. Os dados foram analisados através do pacote estatístico SPSS versão 26, após a análise das medidas de tendência central, foram realizados testes de normalidade através do teste Kolmogorov-Smirnov, encontrando (p>0,05), o que indica que os dados apresentaram distribuição normal . Sob este princípio, procedemos à realização de testes de comparação entre dimensões utilizando o teste T para amostras independentes. Resultados: Após a análise por dimensões, é possível demonstrar o impacto que a saúde física e mental tem nos processos acadêmicos e o papel na família dos participantes, estaria diretamente ligado à saúde mental que a pessoa tem, (ver tabela 1). Conclusões: Caracterizaram-se os estilos de vida das mulheres da Universidade Santo Tomás de Bogotá e evidenciou-se a relação que existe entre cada uma das dimensões avaliadas pelo CEVS e os processos acadêmicos, identificando assim que a dimensão da saúde físico-mental tem um maior impacto nos referidos processos acadêmicos, isso sem descurar a parte ética social e moral que também são relevantes.