Resumo

A prática do Treinamento Resistido (TR) é capaz de induzir hipertrofia, aumento do condicionamento físico, além de melhora do desempenho de atletas. Para determinação da intensidade, utiliza-se o teste de uma repetição máxima (1RM; carga = séries x repetições x peso), contudo, há algumas particularidades inerentes à condução do respectivo teste. Em razão da dificuldade encontrada para realização do teste de 1RM, há alguns estudos sobre testes submáximos e equações preditivas, os quais podem estimar os valores referentes à carga máxima, sem a necessidade de utilizá-la.
OBJETIVO: revisar e descrever estudos que utilizaram testes máximos e/ou submáximos, junto com equações de predição, para determinar a carga máxima e adequá-la para diferentes objetivos e populações.
MÉTODOS: A partir das palavras chaves treinamento resistido, teste de carga, força, carga máxima, assim como os termos equivalentes em inglês, foi realizada a busca de artigos científicos relacionados ao tema, nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS, priorizando os estudos publicados a partir de 2018.
RESULTADOS: foi observada efetividade na utilização de testes submáximos e equações de predição para estimativa de 1RM, porém, assim como o teste de carga máxima, os testes submáximos e as equações de predição possuem alguns questionamentos com relação a alguns fatores como especificidade de público, de exercícios e faixa de repetições a serem utilizadas.
CONCLUSÃO: os testes por repetições, juntamente com as equações preditivas, também são capazes de fornecer um controle na prescrição do Treinamento Resistido, mesmo que ainda sejam encontrados maior número de profissionais que se utilizem do teste de 1RM.

 

Acessar