Estimativa do Consumo Máximo de Oxigênio a Partir do Teste de Carminatti (t-car) em Atletas de Futebol e Futsal
Por Ricardo Dantas de Lucas (Autor), Alex Felippe Tomé (Autor), Juliano Fernandes da Silva (Autor), Naiandra Dittrich (Autor), Renan Felipe Hartmann Nunes (Autor), Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo (Autor), Paulo Cesar do Nascimento Salvador (Autor).
Em Caderno de Educação Física e Esporte v. 14, n 1, 2016. Da página 11 a 18
Resumo
A busca por testes cada vez mais específicos para avaliar atletas têm sido alvo de estudos científicos nas ultimas décadas. Neste sentido, o teste de corrida de Carminatti (T-CAR) foi proposto em 2004 com intuito de avaliar a aptidão aeróbia de atletas de esportes com características intermitentes, como os esportes coletivos. A principal variável obtida neste teste de campo é o pico de velocidade (PV) que representa a velocidade aeróbia máxima. Por sua vez, o consumo máximo de oxigênio (VO2max) é considerado como o índice fisiológico que melhor representa a potência do metabolismo aeróbio. A possibilidade do PV obtido pelo T-CAR estimar o VO2max ainda não foi analisada na literatura. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi propor uma equação matemática para predizer o VO2max a partir do desempenho obtido no T-CAR. Participaram do estudo 45 jogadores de futebol e futsal provenientes de equipes profissionais do estado de Santa Catarina. Os jogadores foram avaliados em duas ocasiões sendo uma em laboratório (teste incremental de corrida em esteira rolante), e um em campo (teste incremental intermitente no sistema vai-e-vem – T-CAR). Ambos os testes foram conduzidos até a exaustão voluntária. No teste realizado em laboratório, o VO2max foi obtido de forma direta utilizando um analisador de gases. As médias de valores encontrados entre os participantes do estudo foi de 59,1±4,8 ml.kg-1.min-1 (VO2max) e de 16,5±0,9 km.h-1 para o PV do T-CAR. A análise de regressão linear utilizando o PV obtido no T-CAR resultou na seguinte equação de predição: VO2max= 16,6 + 2,59*PV (r=0,46; p=0,001) e um erro padrão de estimativa de 4,3 ml.kg-1.min-1. Assim, conclui-se que o pico de velocidade obtido no T-CAR pode ser utilizado, ainda que com alguma cautela, como preditor do VO2max em atletas de futebol e futsal.