Integra

Introdução: A paralisia cerebral é resultado de danos nas áreas do cérebro responsáveis pelo controle motor, tendo origem na gestação ou logo após o nascimento sendo um problema não progressivo manifestando- se no comprometimento ou perda do controle sobre a musculatura voluntária.

 Objetivo: Verificar a influência da estimulação física para o desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral e comparar suas habilidades motoras em relação ao desenvolvimento de uma criança não deficiente, segundo a literatura

 Metodologia: Esta pesquisa foi realizada na forma de estudo de caso, para a qual foi feita uma análise retrospectiva de uma criança de seis anos de idade com paralisia cerebral do tipo diparesia espástica, utilizando-se para coleta de dados ntrevista realizada com um fisioterapeuta.

 Resultado: Com relação à Estabilidade, Locomoção e Manipulação, verificou-se que a criança com Paralisia Cerebral é capaz de executar sem auxílio do fisioterapeuta as seguintes atividades: andar sobre uma linhareta alternando os pés, caminhar lateralmente e para trás, subir e descer escadas, lançar objetos na direção desejada, pegar objetos direcionados a ela utilizando somente as mãos e bater em algo que se encontre em cima de sua cabeça ou abaixo de sua mão conforme Tabela 1. Tabela 1. Comparação da estabilidade, locomoção e manipulação em uma criança com alisia cerebral e uma criança normal CSD CPC É capaz de andar sobre uma linha reta alternando os pés? 1 2 É capaz de executar rolamento para frente? 1 3 Suporta o peso corporal em posição invertida sobre três apoios? 2 3 É capaz de fazer lançamentos, chutar e bater com ambas as partes do corpo? 1 3 É capaz de caminhar lateralmente e para trás? 1 2 Sobe e desce escadas? 1 2 É capaz de saltar com os pés unidos 1 4 Lança objetos na direção desejada? 1 2 Pega objetos direcionados a ela utilizando somente as mãos? 1 2 Bate em algo que se encontre acima de sua cabeça ou abaixo de sua mão? 1 2 Chuta com precisão? 1 4  CSD = Criança sem deficiência, CPC = Criança com paralisia cerebral; 1= Executa sozinho, 2= Executa   ozinha utilizando apoio, 3= Executa com auxilio do fisioterapeuta, 4= Não executa.

Conclusão: A pesquisa indicou que a estimulação contribui significativamente para o desenvolvimento motor de uma criança com Paralisia Cerebral.