Resumo

Objetivou-se comparar o desenvolvimento motor de crianças prematuras que frequentaram um programa de estimulação precoce durante os primeiros anos de vida com as que não frequentaram e as não prematuras. Foram avaliadas 59 crianças, sendo 23 (39.0%) crianças prematuras que participaram de estimulação precoce, média de idade de 5.0 (±0.90) anos; grupo 2: 23 (39.0%) crianças prematuras que não participaram de estimulação precoce, grupo 3: 13 (22.0%) crianças não prematuras, com média de idade 5.0 (±0.86). O desenvolvimento motor foi avaliado por meio do teste Denver II, além das variáveis sociodemográficas. Os dados foram tratados no programa estatístico SPSS, versão 20.0®. Foram realizadas estatística descritiva, por meio de valores de frequência relativa e absoluta e média e desvio-padrão. A associação entre o Desenvolvimento motor e seus domínios e a participação em estimulação precoce entre crianças prematuras e também entre crianças não prematuras foi avaliada por meio teste de Qui-quadrado e ou Exato de Fisher. O nível de significância adotado foi de 5% para todas as análises. Ao associar a participação na estimulação precoce entre os prematuros e o grupo de não prematuros com os domínios e a classificação geral do desenvolvimento motor. Não foram observadas associações estatisticamente significantes (p-valor> 0.05). Porém, para os domínios, social e motor fino observou-se uma tendência de normalidade entre o grupo de crianças prematuras que participaram de estimulação precoce, o que não foi observado nos demais grupos. A partir dos dados do presente estudo pode-se concluir que as crianças que participaram do programa de estimulação apresentaram um melhor desenvolvimento dos aspectos sociais e de motricidade fina adaptativa.

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